Sementes de Teca - Dinheiro que nasce em arvore

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sementes de Teca - Dinheiro que nasce em arvore

Mensagem  Admin em Qui Fev 28, 2008 2:58 pm

TECA - Dinheiro que nasce em árvore .

A teca veio da Ásia mas cresce muito bem no Brasil. Seu plantio pode ser um rentável investimento de longo prazo.Para quem deseja ter uma boa aposentadoria e tem tempo para esperar, uma opção de investimento é a plantação de teca, uma árvore nativa das zonas úmidas do sudeste asiático. Os preços de sua valorizada madeira chegam a 3.640 dólares por metro cúbico. Para fazer esta 'poupança verde', porém, é preciso ter muita paciência.No Brasil, a árvore leva 25 anos para estar no ponto ideal de corte. O que é até pouco tempo, uma vez que nos países de origem ela alcança o mesmo estágio de desenvolvimento só depois de 80 a 100 anos.
O interessado na produção da teca deve também verificar com muito cuidado se as condições de solo e clima da região de plantio são adequadas. A árvore não suporta solos muito ácidos, como os do cerrado brasileiro. O ideal é que a terra tenha pH neutro ou ligeiramente ácido. Para um bom crescimento, a planta também precisa de um período seco de três a cinco meses por ano e de precipitações entre 900 a 2.500 milímetros. Baixas altitudes são prejudiciais e a árvore não suporta geada. Por isso, as plantações no Brasil estão concentradas no Mato Grosso, onde estima-se que a área de cultivo chegue a 40 mil hectares, e no Acre. O tronco pode chegar a 2,3 metro de diâmetro medido a 1,30 de altura e da casca extrai-se o tanino. As placas da madeira têm alto valor no mercado internacional Quem quer produzir precisa investir cerca de 1.500 reais por hectare. O retorno do investimento pode começar a partir do quinto ano, quando são feitos os primeiros desbastes. A madeira do primeiro corte é cotada em torno de 150 reais o metro cúbico no mercado. Ela serve para a confecção de cabos de vassoura, portas, esquadrias e móveis rústicos. Já a de árvores mais velhas é ideal para a fabricação de pranchas de convés de navios por ser pouco escorregadia e muito durável. É também utilizada na construção de postes, cercas e estacas. A casca é rica em tanino, substância usada no curtimento do couro.
Um problema para o cultivo de teca no país está na falta de informações sobre a variabilidade genética das sementes disponíveis. Não se sabe se as sementes trazidas para o Mato Grosso tiveram origem em uma ou muitas árvores e a falta de diversidade genética pode ser um fator de risco para o bom desenvolvimento e a produtividade dos cultivos. Foi nas terras do Mato Grosso, e recentemente, que começou a exploração comercial de teca no país. Embora a planta tenha sido trazida para o Brasil no início do século 19 pelos portugueses, somente em 1971 uma empresa começou a explorá-la. Pioneira no cultivo, a Cáceres Agroflorestal, no município do mesmo nome, começa a colher hoje, passados quase 32 anos, os lucros de uma espera paciente. Com uma produção de 6 mil metros cúbicos anuais em 1.400 hectares, a empresa já exporta toras para a Ásia. Segundo especialistas, em 25 anos a rentabilidade de cada hectare pode chegar a 50 mil dólares.

Para fazer o seu pedido é muito simples.
envie um email para:

vendas@arbocenter.com.br
arbocenter@hotmail.com

Ou para maiores informações visitem nosso site
www.arbocenter.com.br


Última edição por Admin em Qui Fev 28, 2008 3:00 pm, editado 1 vez(es) (Razão : semente sementes eucalipto teca tectoona grandis)

Admin
Admin

Número de Mensagens: 13
Data de inscrição: 22/02/2008

Ver perfil do usuário http://sementes.ativoforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum